sexta-feira, 27 de maio de 2011

Resenha do Video História das coisas

- Título do Vídeo
A História das Coisas ( The Story of Stuff ).

- Referência do Vídeo
Tides Foundation & Funders Workgroup for Sustainable Production and Consumption.

- Idéia Central
A idéia central do vídeo é a afirmação de que vivemos em um sistema de organização e produção linear, falido e auto-destrutivo, que se usa de recursos finitos, de maneira descontrolada e inescrupulosa para beneficiar poucas pessoas, em detrimento do bem estar de outras.
O vídeo defende que o sistema atual está em crise, por gerir de maneira incorreta os recursos naturais do planeta, sem se preocupar com a reposição e os limites destes, destruindo o ecossistema e a saúde das pessoas num ciclo de produção ganancioso e excessivo.

- Principais Argumentos
“...nesse sistema parece que está tudo bem, sem problemas, mas, na verdade, é um sistema em crise, por que trata-se de um sistema linear, e nós vivemos em um planeta finito, e não se pode gerir um sistema linear em um planeta finito, indefinidamente.”

“A verdade é que cortamos as árvores, arrebentamos as montanhas para extrair os metais, consumimos toda a água, exterminamos os animais. Aqui, enfrentamos o nosso primeiro limite. Estamos ficando sem recursos naturais. Estamos utilizando demasiados materiais.”
“...nesse sistema, quem não possui, nem compra muitas coisas, não tem valor.”

“75% das zonas de pesca do planeta estão sendo exploradas ao máximo ou além da sua capacidade. Desapareceram 80% das florestas originais do planeta.”

“...Sabia que essas toxinas vão se acumulando ao longo da cadeia alimentar e se concentram em nossos corpos? Sabe qual é o alimento do topo da cadeia alimentar com o nível mais elevado de químicos tóxicos? O leite materno. Isto significa que os menores membros das nossas sociedades, os nossos bebês, recebem as maiores doses de químicos tóxicos das suas vidas a partir do leite das suas mães.”

- Aspectos de Destaque
É importante destacar os meios de manipulação usados pelos “grandes” do sistema para levar as pessoas ao consumismo exagerado. O uso de estratégias como a Obsolescência Planejada e Obsolescência Perceptiva passam despercebidamente por muitas das pessoas que são vítimas do sistema. Na primeira se constroem produtos de forma que em pouco tempo precisem ser trocados, por causa de avariações físicas ou dificuldade de adaptação às novas tecnologias, surgindo a necessidade da compra de novos bens. Na segunda, por meio da mídia, moda e de outros instrumentos, nos convencem a jogar fora coisas completamente utéis, somente pela sensação de não estar encaixado no padrão atual. Tais estratégias nos controlam de maneira tão manipuladora que, por sua aparente sutileza, nos passa a ser perfeitamente natural e normal.

Acho importante destacar também o uso da mídia para favorecer o sistema, deixando fora do nosso campo de visão todos os aspectos negativos existentes, bombardeando informações que nos alienam ao consumismo exagerado e desnecessário, levando-nos a trabalhar cada vez mais para comprar coisas de que não precisamos e a esquecer do nosso lado interior e emocional.
É importante atentar também sobre o destino de todo o lixo exagerado que se cria com a produção de bens excessiva. A proliferação de doenças, as contaminações de rios, ar, florestas e solos causadas pelos resíduos tóxicos gerados no consumo e na produção deixa explícito que não é suficiente só reciclagem para resolver o problema, e sim uma renovação do sistema de produção, de maneira a não haver mais desperdício de recursos.

- Prática Profissional
Não somente como forma de se igualar à tendência do mercado, em relação aos concorrentes, mas como de profissionalismo e responsabilidade ética, o gestor de uma organização, hoje, tem que estar atento aos seus processos produtivos, evitar todos os desperdícios de matéria prima possíveis e adotar novas práticas sustentáveis.

É realidade de quase todos os mercados, atualmente, a concorrência cruel e veloz, levando muitas empresas a usar grande parte das práticas citadas no vídeo para aumentar a produção e suas entradas financeiras. Saber pensar no futuro, prezar pelas próximas gerações e pelo bem-estar humano, acima do lucro financeiro organizacional deve ser meta de cada administrador atual.

Temos a necessidade de renovar nossas maneiras de viver, e se tratando de desenvolvimento sustentável, acima de todas as outras profissões, num mundo de cunho marjoritário capitalista, é do administrador de empresas a maior contribuição à sociedade e ao planeta para que isso aconteça, pois é nas mãos dele que se encontra um dos orgãos responsável pelo bom ou mau funcionamento desse imenso sistema.



- Questão Problematizadora
Será que todos vão querer abrir mão de certos confortos criados pela tecnologia avançada, como forma de diminuir a emissão de poluentes tóxicos gerados pelos processos produtivos das mesmas?

- Comentários
A mudança é mais individual quanto parece. Dizem que vitorioso é aquele que descobre que sua luta não é contra os outros e consegue vencer a si mesmo. Aprendemos desde criança o quão é difícil não seguir tendências, ser íntegro nos ideais e não se deixar levar por comentários alheios. Hoje, o diferente é estranho, o fora de padrão é bizarro, assim, é necessário cada vez mais que saibamos quem somos e para quê somos, para permanecer no que acreditamos e dar bons exemplos aos outros. Alguém que não sabe nadar, não pode salvar quem está se afogando. Precisamos, de início, agir por nós mesmos, sem receios, e de forma nenhuma condenar o planeta, pois, quando se acredita, se alcança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário